Home Office Agora é o “Novo Normal” na Advocacia? Por Onde Começar?

Esta pergunta está sendo feita em todas as áreas profissionais do mundo após a pandemia e o isolamento social imposto por ela como medida sanitária de prevenção contra o contágio.

O home office era uma tendência que começou a ser utilizada com o avanço da era digital e instrumentos que facilitaram as conexões entre as pessoas, a rapidez informacional, e sua adoção gerou não só o corte de custos operacionais como também aumento da produtividade.

No Brasil, a experiência era feita pontualmente, como medida transitória ou como alternativa à presença das pessoas no ambiente físico da empresa, mesclando o trabalho remoto com o presencial em dias alternados.

Mas desde a pandemia, essa tendência tomou prumo e passou a ser adotada integralmente pelas empresas, tornando-se não mais uma alternativa, mas um novo padrão nas relações trabalhistas.

As vantagens para empregadores e empregados é bastante ressaltada, apesar das questões relativas à adaptabilidade de alguns setores da economia e das pessoas a esse novo cenário.

Não só na área da advocacia, a experiência do home office parece ter vindo para ficar e, num panorama geral, se mostra uma ótima oportunidade para o advogado que quer empreender. Isso se deve a dois fatores muito interessantes para quem está começando: contenção de gastos e instrumentos tecnológicos que facilitam a atividade profissional.

Dito isso, partimos do pressuposto de que para se empreender na advocacia não era e nem é necessário ter um escritório físico. Agora menos ainda, certo?

Mais importante que sua presença física é a sua presença digital. Mas, para que isso se torne um bom caminho a ser percorrido pelo advogado, é necessário que se crie um modelo de negócio que esteja totalmente em conformidade com o home office.

Portanto, é fundamental que você compreenda como o home office funciona, quais são os meios que serão utilizados para operacionalizar a sua atividade profissional de forma efetiva.

Isso diz respeito desde o espaço reservado na sua casa para instalar o seu escritório, como móveis, aparelhos eletrônicos, como um bom laptop e um bom celular, bem como a adoção de recursos tecnológicos como softwares e inteligência artificial para automatizar atividades cotidianas, garantindo a conectividade para realização das atividades virtuais e, meios que tornem a sua interconexão com o cliente a mais segura possível diante do risco de vazamento de dados.

Para divulgação do trabalho e realização de um marketing eficaz e prospecção de clientes é de suma importância a criação de um perfil que seja estratégico desde sua apresentação utilizando folders ou criando canais próprios de comunicação em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin.

Importante também é elaborar mensagens e conteúdos relevantes, criando uma rotina para essas ações, um artigo ao mês, uma postagem diária, um vídeo semanal, tenha em mente que é importante manter a produtividade nas redes.

Caso trabalhe em equipe, utilize instrumentos de compartilhamento de dados, como o Google Drive ou Dropbox. As reuniões podem ser realizadas em plataformas gratuitas disponíveis na internet.

No que diz respeito aos seus clientes, mantenha um canal de comunicação com o seu cliente para que possa ser contatado, como: telefone fixo ou celular, Whatsapp, e-mail, aplicativos de videochamada, como Skype, Zoom, Google Meet, entre outros.

No caso de reunião com um cliente, realize a consulta on-line e se houver necessidade de que seja presencial, na hipótese de uma questão mais complexa ou diante de uma pessoa mais tradicional, faça uso de escritórios compartilhados ou mesmo proponha um encontro em alguma cafeteria.

Essas e outras medidas podem ser de grande utilidade para que você, desde agora, inicie sua experiência empreendedora em home office. Pesquise sobre o tema e vamos colocar em Prática essa Advocacia!

 

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Sobre o Autor

Cristiano Sobral
Cristiano Sobral

Doutor em Direito. Autor de Obras Jurídicas. Coordenador do Seufuturo.com Coordenador Pedagógico da Fesudeperj. Coordenador da Pós de Direito Digital da Faculdade CERS.

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